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SENID - 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital

  • Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 17h30
  • Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 17h30
  • Acessos: 34

Em 2018, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Cultura Digital na Educação”! Tal temática nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial - como a escola e a universidade - impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos. Manuel Castells aponta para o fato de que 

"La capacidad de esta cultura digital se multiplica de manera astronómica para llegar a los individuos, y las instituciones están muy por detrás y completamente desfasadas. Las universidades ni siquiera se dan cuenta de lo que sucede y, si así fuera, no estarían a la altura para hacer frente a la situación."

Em um mundo onde os indivíduos conquistam a Liberdade Digital de Aprender - tema do Senid 2016, as possibilidades abertas pela cultura digital ampliam as oportunidades de aprendizagem e confrontam o modelo fabril da educação. Tradicionalmente, os processos de aprendizagem têm seus momentos, temáticas e insumos definidos pela escola e pela universidade. Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. A Educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa com esses sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares e relevantes e que não precisam das instituições de ensino como mais uma fonte de informação.

Nesse sentido, as tecnologias digitais e suas diferentes apropriações têm papel fundamental na transformação dos processos educativos formais em um mundo onde a educação deve servir à formação de sujeitos com futuros imprevisíveis e, portanto, mais do que fonte de informações, deve assumir o papel de potencializadora de capacidades cognitivas como a valoração da informação, o pensamento criativo e a resolução de problemas.

A Universidade de Passo Fundo, nesses 14 anos de atividades na área de Inclusão digital, colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que se refere à produção do conhecimento por meio da abertura de campos de pesquisa quanto na articulação de suas ações junto à comunidade, com as atividades da graduação, da pós-graduação e de projetos de extensão. No âmbito desse vínculo com a comunidade, é possível apontar preliminarmente para o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e para o projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital.

Os Seminários Nacionais de Inclusão Digital nascem do imbricamento dessas três frentes de ação e produção do conhecimento da Instituição e está estreitamente vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do curso de Ciência da Computação. O grupo está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, e o evento tem seu aporte nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo é estudar e pesquisar tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.

Para o projeto Mutirão pela Inclusão Digital, incluir digitalmente é um processo sobretudo de autoria e colaboração, de emissão de significados e sentidos, fazendo da internet um ambiente natural de comunicação, de troca de informações e de construção do conhecimento. 

Assim, a trajetória na instituição na área de inclusão digital consolidada nas pesquisas realizadas no interior do GEPID e nas ações desses projetos de extensão procurou contribuir para o atendimento das demandas de informática educativa na cidade e na e região, buscando soluções viáveis para isso. Por fim, salienta-se que essa proposta vai além do oferecimento de mais um evento científico, e consolida-se como uma ação completa e profunda de inclusão digital, uma vez que prevê a socialização de experiências de inclusão digital. O Senid 2018 tem sua origem em seis seminários regionais, com uma média de 350 participantes, e em quatro nacionais, que contabilizaram 450, 1424, 2663 e 1500 participantes.

Objetivo geral:

Divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital.

Objetivos específicos: 

  • Criar um espaço privilegiado de discussão de experiências e socialização de conhecimento gerado na área de Inclusão Digital no Brasil. 
  • Estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto socioeducacional brasileiro.
  • Propiciar aos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Passo Fundo o contato com pesquisadores de todo o Brasil.

Comissão organizadora

Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira 
PPGEdu/UPF – Coordenador do evento

Profa. MSc. Ana Maria de Oliveira Pereira 
Universidade Federal da Fronteira Sul   Apoio Coordenação do Evento

Prof. Me. Evandro Luis Viapiana
Ciência da Computação/UPF

Profa. Irani Roani
Coordenadora do Núcleo Municipal de Tecnologia Educativa de Passo Fundo

Profa. Ivânia Oliveira 
Secretariado Executivo/UPF

Profa. Dra. Marie Jane Carvalho
PPGIE/UFRGS – Apoio Comitê Científico

Prof. Dr. Marco Antônio Sandini Trentin 
PPGECM/UPF – Coordenador do Comitê Científico

Profa. Me. Patrícia Nascimento da Silva 
IFRS – Campus Sertão – Apoio Coordenação do Evento

Profa. Me. Marcia Fink
IF Farroupilha – Campus Santo Augusto

Prof. Dr. Edemilson Jorge Ramos Brandão 
Secretário Municipal de Educação de Passo Fundo

Profa. Sonia Souza 
Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educativa da 7ª Coordenadoria Regional de Educação

Profa. MSc. Verônica Melendez Molina
Colégio Arbos, São Paulo/SP

 

Fonte:Universidade de Passo Fundo

Disponível em:<http://www.upf.br/senid/tudo-sobre-o-senid>

 

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