Quando eu crescer, eu me tornarei você -uma geração de três gerações "Liu" educada
Agência de notícias Xinhua, Zhengzhou, 21 de dezembro Pergunta: Quando eu crescer, eu me tornarei você -um "professor Liu" de três gerações
Xianhua Repórter da agência de notícias Song Xiaodong
bingo em cuiaba
"Olá professor Liu!", Em uma escola rural no condado de Dancheng, província de Henan, a pergunta do aluno era boa, o que atraiu três pessoas para virar a cabeça habitualmente ao mesmo tempo.Em 1967, Liu Baoguo tornou -se um professor rural.
bingo em cuiaba
"Eu só entendo meu pai no pódio"
Liu Pei, nascido em 1994, era professor da Yhai Elementary School em Qiuqu Township, Condado de Dancheng, província de Henan, e se tornou uma peça com as crianças.Lembrando a sensação de montar o pódio pela primeira vez, ela disse: "Naquele momento, eu realmente entendi meu pai, entendi sua obsessão pela educação e amor pelos estudantes".
O pai de Liu Pei, Liu Hua, também é professor rural.Na sua impressão, o trabalho doméstico estava trabalhando sozinho."Acho que papai é melhor do que eu para mim. Ele jogou várias vezes com ele, mas ele não achou muito."
Depois de crescer, Liu Pei, que era lentamente sensato, viu seu pai ensinou um grupo de alunos destacados. O pai reclamando "tornou -se" pai adorando ", e ele também quer" ser uma pessoa como um pai ".Após o exame de entrada da faculdade, Liu Pei se candidatou a um major normal sem pensar nisso.
"Hoje, ela estava há mais de 20 anos. Eu também escolhi ser professora porque meu pai escolheu ser professor".Mais de 40 anos, Liu Baoguo, que se formou na Junior High School, é uma "pessoa cultural" na vila. Um mês, era melhor ganhar mais para fazer o trabalho agrícola."É bom ensinar as crianças a ler livros, e eu posso passar mais alguns lendo Lang do que qualquer coisa". "Seja um bom professor como ele." Liu Hua disse.
bingo em cuiaba
A partir de Liu Baoguo aos 17 anos, as três gerações de "professor Liu" duraram meio século e testemunharam as mudanças na educação rural do meu país desde a reforma e a abertura.
Liu Baoguo lembrou que, quando era professor, a sala de aula era uma casa de Adobe, o telhado estava vazando, as janelas vazavam e o quadro -negro era uma parede de lama. 5 milhas para ir para a escola.Quando Liu Hua estava estudando, apenas inaugurou a reforma e a abertura, e as condições de educação rural melhoraram significativamente.Liu Hua disse: "Quando eu estava estudando, eu ainda era mesas de lama e bancos de madeira. Uma tábua pendurada na prateleira era um quadro -negro. Em algumas séries, eu estava na aula juntos. Quando eu era professor, eu já era um Receita de Ferro, Banco de Madeira e Cimento Blackboard.
De quebrar casas a edifícios de ensino, do quadro -negro de madeira a multimídia all -in -One Machine, do papel de caligrafia a cursos eletrônicos ... 40 anos de reforma e abertura, não apenas as condições de hardware da educação rural foram significativamente melhoradas, mas Os métodos de ensino estão constantemente inovando.Agora, Liu PEI deve não apenas ter conhecimento de cursos profissionais, mas também aprender computadores.
"As mudanças mais valiosas nas áreas rurais nos últimos anos são que o conceito de educação foi popularizado".Liu Hua lembra que toda vez que ela começou a escola, um grande problema de seu pai era encontrar os pais para trabalhar e não deixar seus filhos abandonarem a escola. crianças para aprender."Agora, todas as famílias tomam o aprendizado de seus filhos como a maior coisa. A atmosfera de respeito e educação está ficando cada vez mais forte. Essa é a mudança que queremos ver mais".
"A educação é esperança amanhã"
Liu Pei disse que escolher ser um professor rural é influenciado pela família, mas porque ele vê esperança."O conhecimento muda o destino. Nós Dancheng County é um condado pobre, mas eu já vi muitas famílias pobres mudarem minha vida e mudarem meu destino através da educação desde tenra idade. Isso me dá confiança".
Como um condado agrícola, o condado de Dancheng sempre esteve com um chapéu de pobreza.Liu Baoguo lembra que, no primeiro ano de recuperação do exame de admissão da faculdade, muitas pessoas pediram que ele inventasse a aula e se preparasse para fazer o exame de entrada da faculdade.Naquela época, um jovem chamado Liu Baohe tinha 24 anos que ele foi admitido na universidade por 3 anos.
"A educação é a esperança de amanhã. Para cultivar um estudante universitário, ele cava uma raiz pobre. As pessoas em Dancheng querem mudar o desejo de mudar o destino estudando".Entende -se que desde 2012, quase 8.000 estudantes no condado de Dancheng foram admitidos na faculdade a cada ano, dos quais mais de 60 % dos filhos dos agricultores representam mais de 60 %.
Hoje, Liu Baoguo se aposentou e Liu Hua também está quase meio ano."Para uma família, a educação é a esperança. Para um país, a educação é o futuro. Imagino que o vovô e o pai sejam um bom professor em minha vida para dar uma pequena contribuição ao crescimento de crianças rurais".
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com