Veja o gene cultural único da civilização chinesa a partir do século -arqueologia
[Preste atenção especial ao centésimo aniversário do nascimento da descoberta da cultura de Yangshao e ao nascimento da arqueologia chinesa moderna]
O secretário geral Xi Jinping apontou nos parabéns do centésimo aniversário da descoberta da cultura de Yangshao e no centésimo aniversário do nascimento da arqueologia chinesa moderna que, nos últimos 100 anos, várias gerações de arqueólogos conseguiram uma série de grandes descobertas arqueológicas, Mostrando a origem da civilização chinesa, o desenvolvimento do desenvolvimento, o brilhante desenvolvimento do desenvolvimento, o brilhante desenvolvimento do desenvolvimento da civilização chinesa, o contexto do desenvolvimento das realizações do desenvolvimento e as principais contribuições para a civilização mundial desempenharam um papel importante na melhor compreensão da civilização chinesa longa e longa e profunda.A arqueologia moderna chinesa passou por um século completo de tortuoso e glorioso.Olhando para o passado, a partir de ricos materiais arqueológicos e ricos resultados de pesquisas, algum entendimento preliminar pode ser formado.
O desenvolvimento sustentável é uma característica importante da civilização chinesa
A civilização é um estágio de alto nível da cultura humana e desenvolvimento social.No que diz respeito à área central das planícies, pode -se observar que os dados arqueológicos e resultados da pesquisa abrangentes do século -pode ser observado que, no assentamento relacionado da cultura reduzida do templo, há cerca de 6.000 anos, a diferenciação social e a desigualdade são a origem da origem da região.Depois disso, a sociedade continuou a se desenvolver. sociedade civilizada.Por exemplo, o local do Templo Xiangfen de Shanxi possui elementos civilizados, como locais da cidade, cemitérios de grau, bronze, rituais, palácios e edifícios rituais.Após o desenvolvimento inicial da forma nacional do período cultural de Xinzhai após 4000 anos, o status do centro civilizado foi formado pelo período cultural de Ershitou na dinastia do meio e do final do Xia.Após a consolidação e um rápido desenvolvimento rápido das dinastias Shang e Zhou, a civilização chinesa se tornou gradualmente glória.
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Nos alcances mais baixos do rio Yangtze há pelo menos 6000 anos, a cultura de Songze teve um fenômeno em camadas relativamente óbvio nos primeiros dias da cultura de SongzeApós a cultura de Songze, a região continuou a se desenvolver em termos de estruturas econômicas, culturais e políticas, e a divisão de graus sociais continuou a se intensificar. há cerca de 5.000 anos atrás, no meio da cultura Liangzhu.No estágio tardio da cultura de Liangzhu, a cultura ficou enfraquecida e a estrutura social e o poder tendiam a ser descentralizados.Após a cultura Maqiao, essa região foi gradualmente incorporada ao processo de civilização e desenvolvimento nacional na região central das planícies com o sul do povo de Zhou.
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Vale a pena notar que a área cultural de Haiyu nos alcances inferiores do rio amarelo também é o fenômeno da diferenciação em camadas no final da cultura de Beixin e o período inicial da cultura de beixin em cerca de 6.000 anos. civilização na região.Após o meio da cultura de Dawenkou, ele entrou em um período de mudanças graves; Dos grandes túmulos da grande tumba de Yinjiacheng em Surabaya, em Shandong e no local de Zhufeng de Lintongxi, etc., indicam que os níveis sociais são seriamente diferenciados, as organizações e estruturas sociais são complicadas, o protótipo do rei aparece, o sistema de cerimônia é Inicialmente formado, e a sociedade entrou na forma nacional.Deve -se notar que o desenvolvimento social em toda a área de Haiyu não é equilibrado, nem não possui as áreas centrais da cultura e da sociedade como absolutamente como a sociedade Liangzhu.Após o período da cultura de Yueshi, a cultura da cultura de Yueshi diminuiu acentuadamente.
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A cultura de Hongshan apareceu na bacia do rio Xiliao há cerca de 6700 anos e continuou a desenvolver a diferenciação social até o final de 5300 anos.O processo da civilização da planície de Jianghan no meio do rio Yangtze começa nos estágios médios e tardios da cultura Daxi, que é mais de 6.000 anos atrás. Toda a área cultural é formada.Depois disso, a cultura central das planícies foi gradualmente para o sul, e a área entrou no estágio de desenvolvimento da influência direta da civilização de Xia Shang.Nos últimos anos, o local de Shiqiancheng, Condado de Shenmu, Shaanxi, 4200 ~ 3800, foi encontrado no platô Jinanan Shaanxi.A cultura e a sociedade representadas pelo local de Shiqiancheng também devem entrar no estágio da civilização, mas o desenvolvimento do desenvolvimento cultural de seu antecessor ainda precisa ser explorado. em trocas interativas culturais.
A civilização chinesa é uma civilização única que passou por origem, formação e desenvolvimento contínuo. Processos, em geral, o desenvolvimento contínuo ainda "espiral".Mais importante, a civilização regional com quebras individuais não desaparece completamente.
Haina Baichuan e inovação pragmática são características importantes da civilização chinesa
A civilização chinesa é a única civilização antiga no mundo que continuou e continua até hoje.As razões profundas para o alongamento contínuo da civilização chinesa são as principais questões que precisam ser estudadas.Dentro do escopo regional da China hoje, todas as unidades geográficas ou região do período pré -histórico têm sequências culturais arqueológicas em suas respectivas regiões, como a região de Yanliao, a área de Haiyu, o meio do rio Yangtze, os alcances mais baixos do rio Yangtze e o central Região de planícies.E enquanto a evolução e as mudanças em sua respectiva cultura, contínua, ou intervalo ou interrupções, existem trocas interativas entre a cultura.Para uma certa cultura arqueológica, o resultado da interação cultural se manifesta diretamente pela convergência contínua dos fatores avançados da cultura arqueológica circundante.
A crença religiosa e o sistema de etiqueta com artigos de jade como o núcleo da civilização de Liangzhu está obviamente intimamente relacionada à cultura Lingjiatan na área de Jianghuai com o mesmo jade em Liangzhu e as cores religiosas, e as duas nas áreas adjacentes são obviamente obviamente, obviamente, obviamente, obviamente, obviamente, obviamente, obviamente, há obviamente um próspero e abandono.Além disso, a cultura de Liangzhu descobriu que os artigos de jade com milhares de quilômetros de distância das características culturais de Hongshan da bacia do rio Xiliao também são o consenso da comunidade acadêmica.As características desse tipo de harmonia na região central das planícies são mais óbvias, especialmente na era longshan 4500 anos depois, o desempenho da integração e comunicação entre a cultura no centro ou os locais metropolitanos atingiu um pico e até uma onda de ondas.Na cultura do templo do templo de Jinnan, existem fatores importantes na cultura de Qijia da área de Ganqing, no noroeste, o rio Xiahe ao longo da bacia de Liaoshe, no nordeste, a cultura Liangzhu nos alcances mais baixos do rio Yangtze, ou o Dawenkou - Cultura Longshan na área de Haiyu a jusante do rio amarelo.Nos Times Longshan, a cultura Shijin -Shaanxi platô Shiwu e a cultura do templo de Tao têm um fato indiscutível de que existem trocas interativas em cerâmica, jade, bronze, instrumento musical e tecnologia arquitetônica.As últimas imagens de escultura de pedra na área central do local Shijie, na área central da cidade real, são muito óbvias para a tradição tradicional de escultura de pedra do nordeste, mas alguns animais de escultura em pedra e rosto humano são os mesmos que Aqueles que estão longe da cultura de Hou Shijiahe longe da planície de JianghanNo período cultural de Erlitou, no meio e no final do verão, a convergência dos fatores de civilização avançada de quatro partidos atingiram um pico novamente, e a disseminação da civilização ritual de Erlitou nas áreas circundantes e mais amplas. não será repetido.A diversidade e a diversidade da cultura pré -histórica na história chinesa formaram gradualmente uma característica mais aberta e de civilização de fusão em interação, comunicação e comunicação.
A sociedade de Liangzhu, que foi claramente inserida na forma de civilização cerca de 5000 anos, é extremamente religiosa na forma de civilização.No final da cultura de Hongshan, as características religiosas e suas estruturas de assentamentos do local de Niuliang, altar, e sepultura na cidade de Lingyuan, Liaoning Lingyuan City, incluindo os requintados artigos de jade desarrumados na tumba, como pessoas de jade e várias formas de formação de animais. e cerâmica não prática, embora deva definitivamente em termos de extensão, o status do proprietário da tumba é demonstrado, mas seu principal papel é comunicar a magia religiosa ou o artefato de bruxa do humano e de Deus.A unidade da cultura em Deus é unificada com a divindade Nada dos deuses, não é propício ao desenvolvimento sustentável da sociedade a longo prazo.
Depois de mais de 4.300 anos atrás, depois de experimentar a dor e o impacto do "cuidado" divino antes, a qualidade secular "pragmática" se tornou o mainstream da cultura e da sociedade.Isso pode ter se manifestado no período médio e tardio da cultura Dawenkou da área anterior de Haiyu.A cultura do templo de Tao representada pelas ruínas do templo de Tao é rara em grandes edifícios religiosos, mas eles estão dispostos a consumir suas forças para construir uma cidade e "construir uma cidade para construir o Guo" para impedir a invasão estrangeira.No meio do local do templo de Tao, foi encontrada uma função de "tempo de visualização" de uma grande escala com uma função de "tempo de visualização". Vagrantes.O "Tempo de visualização" de So So chamado é um "tempo agrícola" que está intimamente relacionado à espera, que é usada principalmente para orientar o plantio agrícola naquele momento e desenvolver a economia agrícola.A agricultura é a forma econômica mais básica da China antiga e o apoio da produção e vida da Sociedade Chinesa antiga.Obviamente, durante o período da cultura do templo de Tao, atribuir importância à produção agrícola é o maior "pragmático".Os governantes do Tao Temple Group parecem ter relativamente poucos investimentos e operações em sacrifício religioso e colocam suas principais forças no campo do trabalho produtivo, estilo pragmático e dedicado ao estabelecimento de etiqueta. desenvolvimento.
Mais importante, a absorção e a fusão dessas culturas regionais pré -históricas a fatores de civilização estrangeira não são simplesmente copiar, mas foi transformada em um considerável grau de inovação.A cultura de Liangzhu Jade, os deuses mais distintos e os padrões de bestas fora do macarrão e variantes devem ser derivados da cultura Dawenkou.Depois disso, a cultura do templo de Tao e a absorção abandonada da Sociedade de fatores de civilização avançada estrangeiros na cultura e na sociedade do templo de Tao, como o uso criativo de contêineres de cobre fundidos, tornou -se o começo dos brilhantes negócios de verão da tecnologia de fundição de verão e bronze.Os utensílios diários também são transformados. grupo étnico.
No curso de seu desenvolvimento, a civilização chinesa formou gradualmente as características da inovação de Hainan e pragmática.
"Diversidade" é o modelo único da civilização chinesa
A civilização chinesa é complicada e diversificada no desenvolvimento de sua civilização.Engels apontou que o país é a generalidade de uma sociedade civilizada e o sinal mais proeminente para a formação de uma sociedade civilizada.Ao discutir a ascensão do país, ele apontou as principais formas, como a forma de Atenas, a forma de Roma e a forma da Alemanha.No que diz respeito à realidade da arqueologia chinesa, qualquer uma dessas três formas é difícil de se adequar à conotação da civilização chinesa.Atualmente, sabe -se que a sociedade do templo de Tao no período civilizado tem o "confronto de classe desenvolvido dentro da sociedade do clã" e "a luta entre civis e nobres".De acordo com os materiais culturais e arqueológicos que pertencem à segunda e final da dinastia Xia, a sociedade de três milhas obviamente tem um confronto interno de classe, a luta entre civis e nobres e uma expansão externa óbvia, que é pelo menos o resultado da combinação de Esses três fatores.
A partir dos materiais arqueológicos chineses, o su bingqi atribuiu a origem da civilização chinesa a três formas básicas: fissão, impacto e derretimento no início dos anos 90.Nos últimos anos, Li Boqian escreveu uma série de artigos para propor claramente os "três estágios e dois modelos" da evolução da civilização chinesa. e Zhou Junquan -o Modelo Nacional.Atualmente, o modelo de poder divino mais claro é o país antigo de Liangzhu.
O modelo apresentado pela civilização está intimamente relacionado à causa inerente da civilização.Em relação às causas internas da civilização, houve várias teorias como teoria de conflitos, teoria da integração, teoria da gestão religiosa e teoria comercial nos círculos acadêmicos estrangeiros.A formação da civilização chinesa é obviamente muito mais complicada e muitos fatores são quase os dois.Civilização Yan ciente disso e propôs o modo de origem da civilização "diversificado", pensando que a cultura pré -histórica chinesa é uma estrutura diversificada de um tipo de flor diversificado, ou seja, a origem da civilização chinesa é versátil e, ao mesmo tempo, ela é integrado.
Teoria e pensamento decorrem de materiais reais.Com o enriquecimento contínuo de materiais arqueológicos em várias regiões e o aprofundamento contínuo da pesquisa, vemos que a forma social mostra diferentes características durante a formação da civilização em várias regiões da China e depois mostra diferentes "modelos", incluindo "Red Mountain Model "e" "" Liangzhu Model ", também existem" modelos de templo Tao "e" modelo de pedra ".A julgar pela trajetória de desenvolvimento a longo prazo e dos resultados finais da civilização chinesa, essas "múltiplas civilizações" acabaram se mudando para o "único".Deve -se enfatizar que "diversidade" e "um -one" são um processo de evolução múltipla e se movem gradualmente em direção a um.No que diz respeito à região central das planícies, o período cultural do templo é o primeiro período de troca e integração cultural em grande escala na história cultural inicial da China.A era longshan foi o segundo período de intercâmbio e integração cultural maior.No final da cultura longshan, a cultura e a sociedade das áreas circundantes diminuíram ou interromperam uma após a outra. extensivamente em direção às áreas circundantes. Um -um "começou a ser formado inicialmente e as partes da semana do WeChat gradualmente incorporaram -se à civilização chinesa com as planícies centrais como o corpo principal.Então, civilização chinesaOrigem e formação são as maiores características da origem da civilização, formação e desenvolvimento chineses.
Em suma, a prática arqueológica chinesa do século, especialmente os fatos arqueológicos pré -históricos, nos diz que a civilização chinesa é uma civilização macro -riscando em macro.No processo de sua origem, formação e desenvolvimento e evolução, mostra gradualmente as características e estilos como Hainan, inovação pragmática e diversidade.Para a civilização chinesa, que está esticada há 5000 anos, o acúmulo, a inovação e o desenvolvimento de uma excelente cultura tradicional são "genes" com alta auto -confiança cultural.Seja a lenda de Yanhuang, ou a China inicial de Yao, Shun, Yu, Xia, Shang e Zhou, os genes culturais nunca foram interrompidos, e seus ancestrais reconhecem até agora. História "do povo de hoje", ancestrais "é o" primeiro "do povo de hoje.
(Autor: Gao Jiangtao, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais)
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