Agência de notícias Xinhua, Astana, 3 de julho
A República Popular da China e a República do Azerbaijão sobre o estabelecimento de uma parceria estratégica sobre o estabelecimento de parcerias estratégicas
A República Popular da China e a República do Azerbaijão (a seguir denominada "dois partidos") concordaram que, desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 2 de abril de 1992, a cooperação entre os dois lados alcançou resultados frutíferos.
No contexto da situação internacional e regional atual, os dois lados concordaram por unanimidade em expandir a cooperação entre os campos políticos, econômicos e culturais dos dois países, fortalecer a cooperação internacional, proteger em conjunto os interesses comuns dos dois países e, em conjunto, Promover paz regional e até mundial, estabilidade e desenvolvimento.
um
(1) Com base nos princípios de respeito mútuo, confiança da igualdade, apoio mútuo e cooperação Win -win, são estabelecidas parcerias estratégicas.Ver um ao outro como um parceiro prioritário e confiável, decidiu independentemente decidir políticas e políticas de relações bilaterais e não mudar devido a fatores externos.
(2) Os dois lados reiteram que um do outro respeita a soberania e a integridade territorial um do outro, não se invade, não interfere nos assuntos internos, igual e mutuamente benéfico e coexiste pacificamente.Afang persegue firmemente um princípio chinês e reconhece que existe apenas uma China no mundo esforços do governo para alcançar a unidade nacional.A China apóia firmemente a agenda da paz proposta pelo Afeganistão, argumentando que é contraproducente apoiar os mapas geopolíticos do confronto.
jogo de fazer bolo
(3) Os dois lados enfatizam que o terrorismo, divisão e extremismo constituem uma séria ameaça a toda a comunidade internacional e precisam trabalhar juntos para prevenir e lidar com esses desafios.
(4) Os dois lados continuarão apoiando o caminho de desenvolvimento um do outro que atenda às suas condições nacionais e está disposto a realizar cooperação para alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns.
(5) Os dois lados estão dispostos a manter uma estreita comunicação e cooperação sobre a maior segurança nacional, segurança regional e questões de segurança global para consolidar a confiança.
(6) Os dois lados enfatizaram que as trocas e a cooperação entre os grupos políticos e sociais da China -podem ajudar a promover e aprofundar as relações nacionais em todos os aspectos.Os dois lados apóiam o Partido Comunista Chinês a fortalecer as trocas e a cooperação com o partido no poder do Azerbaijão.
jogo de fazer bolo
(7) Os dois partidos apontaram que a cooperação entre a China e o Azerbaijão é de grande importância para expandir e promover relações bilaterais.Dessa maneira, os dois partidos enfatizaram que os dois países deveriam fortalecer a troca e a cooperação entre os dois países em vários campos e níveis, incluindo trocas e cooperação em organizações internacionais e regionais.
(8) Os dois partidos acreditam que é necessário fortalecer o mecanismo e a comunicação entre governos entre os dois países e fortalecer o diálogo político sobre questões de desenvolvimento.
(9) Os dois lados reiteram que estão dispostos a fortalecer trocas de experiência e cooperação no campo legal com base em igualdade, benefício mútuo e respeito mútuo.
jogo de fazer bolo
(10) Os dois lados não tomarão nenhuma ação que prejudique a parceria estratégica entre os dois países.
(11) As duas partes podem negociar negociações entre o Ministério das Relações Exteriores dos dois países.
dois
(1) Os dois partidos deram uma alta avaliação do desenvolvimento contínuo e estável das relações econômicas e comerciais entre os dois países. Comércio, investimento e contratação de engenharia de cooperação e foco na promoção da interconexão, energia verde, processamento de fabricação, base básica, projetos de fundação nas áreas de instalações, economias digitais, agricultura e outros campos alcançaram o desenvolvimento de alta qualidade da China -arab econômica e cooperação comercial.
(2) A economia da China -Arab tem uma economia forte e tem um grande potencial de cooperação industrial e de investimento.As duas partes darão o jogo completo ao papel do mecanismo de trabalho da indústria da China -Arab e da cooperação de investimentos, fortalecerá a visão, o planejamento e o acoplamento de políticas, prestam assistência às empresas de ambos os lados e promover ativamente o de acordo com o princípio de Orientação do mercado.
(3) Ambas as partes estão dispostas a expandir ainda mais a escala do comércio bilateral, otimizar a estrutura do produto e promover o acesso ao mercado.A China recebe o Afeganistão para participar ativamente de grandes exposições, como a China International Import Expo, a China Import and Export Commodity Fair e a Feira de Comércio de Serviços Internacionais da China.Afang recebe as empresas avançadas chinesas para participar da Exposição da Indústria de Defesa Internacional do Azerbaijão (Adex) e de outras grandes exposições e fóruns realizados no Azerbaijão.A China apoia o Afeganistão a usar o Centro Trade, o Museu Nacional e as plataformas de comércio de E -E -Commerce, abertas na China, para realizar atividades de promoção e encaixe de temas.
(4) As duas partes estão dispostas a fortalecer o desenvolvimento da estratégia de desenvolvimento dos dois países, aprofundar a construção da cooperação pragmática em vários campos sob a estrutura do "cinto e estrada" e acelerar a assinatura do acordo de transporte multimodal internacional entre os dois países.
(5) As duas partes apoiarão os esforços um do outro para garantir a segurança e o desbloqueio do corredor de transporte internacional do país.
(6) As duas partes estão comprometidas em escavar o potencial do transporte de trânsito usando a tecnologia inteligente do sistema de transporte e fornecendo garantias econômicas e tecnológicas para a operação contínua e abrangente dos canais internacionais de transporte.
jogo de fazer bolo
(7) As duas partes apóiam o estabelecimento de um grupo de trabalho de cooperação em investimento dentro da estrutura da Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica e Comercial, apoiando as empresas domésticas a investir nos outros países para investir no setor e se estabelecer nas zonas econômicas livres e parques industriais dos dois países.A China recebe o Afeganistão para conduzir a cooperação de investimentos com a China nos campos de petróleo e gás, energia petroquímica e verde, energia, alta tecnologia, inteligência artificial e aeroespacial.Os dois lados estão dispostos a criar boas condições para as empresas nos dois países e fornecer a conveniência necessária.Os dois lados estão dispostos a garantir em conjunto a segurança dos projetos de cooperação e o pessoal corporativo entre os dois países.
jogo de fazer bolo
(8) A China está disposta a participar ativamente da construção e desenvolvimento do corredor de transporte internacional cruzado -Lihai ("corredor intermediário") e cooperar de perto com o Azerbaijão e outros países ao longo da rota para promover em conjunto a operação constante e o desenvolvimento acelerado de O canal sul da China -a Europa treina para aprofundar os países regionais para aprofundar os países regionais a cooperação prática cria boas condições para manter em conjunto a segurança e a estabilidade da cadeia de suprimentos da cadeia industrial.
(9) A China dá as boas -vindas ao Afeganistão sediará a Vigésima Nonvia Conferência da Conferência Contratante (UNFCCCC COP29) da "estrutura das Nações Unidas para a Mudança Climática", apoiar o Afeganistão a desempenhar o papel do presidente e promover os resultados ativos de a conferência.As duas partes estão dispostas a cooperar em resposta às mudanças climáticas globais, incluindo o fortalecimento da cooperação no campo da energia limpa e incentivando as empresas a aprofundar a cooperação Global Clean Energy Partnership.
três
(1) Ambas as partes estão dispostas a explorar a base legal do Tratado no campo Economia e Comércio e explorar ativamente o estabelecimento da liberalização do comércio e do investimento e acordos institucionais.Os dois lados reiteraram o apoio firme do sistema comercial multilateral da OMC no centro.
(2) Ambas as partes apóiam a expansão das trocas locais e fortalecem a cooperação no campo da mídia e da informação.
(3) Ambos os lados estão dispostos a promover ativamente o progresso da cooperação mutuamente benéfica no campo da ciência e da tecnologia.
(4) Os dois lados acreditam que a cooperação entre as trocas de educação da China -Arab e a cooperação avançou constantemente.As duas partes realizam trocas de pessoal, interoperabilidade da linguagem e cooperação universitária sob a estrutura do acordo de cooperação educacional e contrato de grau de reconhecimento mútuo e discutirão a construção conjunta de universidades no futuro.
(5) Os dois lados atribuem grande importância às trocas e cooperação de idiomas, incentivam as escolas de ambos os lados a realizar o ensino de idiomas chinês e do Azerbaijão, fortalecer a troca e o treinamento dos professores de idiomas e apoiar a construção do Instituto Confúcio.
(6) Os dois partidos concordam em melhorar o nível de cooperação no campo cultural e no dia cultural e estão dispostos a realizar consultas sobre o centro cultural.
(7) Ambas as partes estão dispostas a fortalecer a cooperação no campo do turismo e promover o desenvolvimento comum da indústria do turismo.A China recebe o Afeganistão para participar de exposições de turismo, como a Feira Internacional de Turismo da China, realizada a cada ano. Política livre de visto para cidadãos chineses.Os dois lados promoverão ainda mais o pessoal para facilitar a facilitação do pessoal.
(8) Ambas as partes estão dispostas a aprofundar a cooperação nos campos de saúde, esportes e jovens e fortalecer as trocas nos campos de cinema, mídia e think tanks.
(9) As duas partes estão dispostas a fortalecer a cooperação no campo do desenvolvimento sustentável.
(10) Ambas as partes estão dispostas a fortalecer as trocas na promoção do emprego de alta e plena qualidade, melhorando o sistema de seguridade social e cultivando talentos nas habilidades para melhorar o poço do sustento das pessoas.
Quatro
(1) Ambas as partes estão dispostas a cooperar em grandes questões internacionais e aprofundar a cooperação construtiva nos níveis bilaterais e organizações internacionais e estruturas do fórum internacional.
jogo de fazer bolo
(2) Os dois lados estão comprometidos em manter o sistema internacional com as Nações Unidas como o núcleo, a ordem internacional baseada no direito internacional e nos critérios básicos baseados no objetivo e nos princípios da Carta da ONU e se opõem ao hegemonismo e à política de poder.Os dois lados aderem ao verdadeiro multilateralismo, apoiam as Nações Unidas a desempenhar um papel ativo nos assuntos internacionais e estão dispostos a continuar fortalecendo a cooperação na estrutura das Nações Unidas.Os dois lados defendem o valor comum de toda a humanidade da paz, desenvolvimento, justiça, justiça, democracia e liberdade e promovem a construção de uma comunidade de destino humano e novas relações internacionais.
(3) China e Afeganistão são países em desenvolvimento.
(4) Os dois lados acreditam que a vida feliz do povo é o maior direitos humanos.Os dois lados acreditam que a proteção dos direitos humanos deve se basear no princípio de respeitar a soberania de vários países, e os países devem se opor aos padrões políticos e duplos em questões de direitos humanos.Os dois lados se opõem à desculpa de questões de direitos humanos para interferir em outras políticas domésticas, defender a segurança da segurança dos direitos humanos, promovendo os direitos humanos com os direitos humanos e promovendo os direitos humanos com a cooperação com a cooperação e promovendo conjuntamente o mecanismo global de direitos humanos em relação a um mais justo, justo e tolerante.
(5) O Afeganistão apóia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa Global da Civilização Proposta pela China. e estabilidade.A China apóia os esforços do Afeganistão para promover a iniciativa "Pakugu Process" e apoiar o Afeganistão a sediar um fórum global na estrutura da proposta.
(6) A China recebe o Afeganistão para fortalecer a cooperação com a Organização de Cooperação de Xangai para apoiar o Afeganistão a melhorar seu status legal na Organização de Cooperação em Xangai.Afang mostrou a vontade de se juntar ao país do BRICS, e a China recebeu o Afeganistão em participar da cooperação do BRICS.
3 de julho de 2024
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com