Degraus de pedra, edifícios antigos, azulejos verdes, árvores verdes nos becos, Taihang Chuanzhai Wang Xun, pitoresco em todos os lugares.Foto do repórter Li Yun
"As aldeias tradicionais não são apenas uma paisagem de construção. Existem necessidades espirituais da nossa nação chinesa para a pátria tradicional. Está enraizada e as necessidades da mãe". Dias atrás, na Reunião de Exchange, Feng Jicai, vice -presidente da Federação Chinesa de Federações Literárias e Arte e Presidente da Associação de Literatura Folclórica Chinesa e Artistas.
Em relação à proteção das aldeias tradicionais, Feng Jicai acredita que uma pesquisa é um passo vital, mas o problema final é manter as pessoas há mais tempo.
Para conhecer o fundo da família primeiro
"Não existe outro país no mundo para identificar nossas aldeias tradicionais. Devemos estabelecer arquivos para as aldeias tradicionais chinesas, para gravar aldeias tradicionais com meios padronizados, limpar nossa família e deixar para as gerações futuras na forma de arquivos para as gerações futuras Este é um trabalho histórico.Como iniciador do projeto, as palavras de Feng Jicai eram barulhentas.
No ano passado, fotógrafos, trabalhadores literários e de arte folclóricos e muitos voluntários de todo o país entraram em aldeias tradicionais e registram registros de resgate os vários materiais ecológicos originais e o patrimônio cultural intangível.A província de Hebei é um dos representantes.Como Zheng Yimin, presidente da Associação Civil da Provincial de Hebei, disse: "As aldeias tradicionais de Hebei foram investigadas por muitos generais da primeira linha com coração e suor". , mas também resgatado e escavado, existem 160 aldeias tradicionais.Hoje, a HEBEI tem mais de 5 milhões de palavras de materiais de texto registrados nas aldeias tradicionais, e mais de 210.000 fotos são filmadas.Com base nesses materiais, a província de Hebei organizou "tocando a 'nostalgia' -o município da história da província de Hebei" e também compilou e publicou o "Tu Dian na vila tradicional na província de Hebei".
A proteção deve ser capaz de manter as pessoas
Feng Jicai acredita que a proteção e a utilização das aldeias tradicionais devem ser "vivas", e as pessoas devem permitir que as pessoas vivam para manter a vitalidade e a vitalidade da vila.Atualmente, como os jovens saem para o trabalho, há cada vez mais "aldeias vazias de ninhos" e "incapazes de manter as pessoas" se tornou um grande problema enfrentado pela proteção das aldeias tradicionais."Ninguém vive sem vida."
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Na vila de Wangyu, a cidade de Shahe, a província de Hebei, a antiga torre de pedra deixada pelas dinastias Ming e Qing era como um castelo, com uma estrutura forte.As ruas, pavilhões, esculturas e edifícios de portas são bem preservados.Existem muitos locais anti -japoneses no portão do Shilou, que mostra móveis antigos e ferramentas agrícolas e se tornou um museu folclórico.Na vila, muitas famílias transformaram suas casas antigas em casas de fazenda e hotéis e abriram suas portas.Wang Xianzheng, secretário da filial do Partido da Vila, disse aos repórteres: "No passado, os produtos especiais plantados pelos moradores não podiam ser vendidos com ombros e burros do lado de fora. Há turistas comprando a preços altos.
A vila de Hougou está localizada no distrito de Yuci, na cidade de Jinzhong, na província de Shanxi, e tem uma história de 1200 anos.Hoje, a fonte de renda dos moradores é semelhante à de Wang Yancun.Um terço da "casa da fazenda" foi feito, e as principais fontes de renda dos remanescentes aldeões eram agrícolas e colheitas agrícolas.Ao mesmo tempo, como a "primeira vila modelo de proteção científica nas aldeias tradicionais", as casas residenciais e a costume folclórica são basicamente reservados, e um museu agrícola de dois andares também foi construído.Fan Baoer, a equipe do museu, disse a repórteres que sua família morava na vila de Hougou por 26 gerações e sempre confiava na agricultura.Nos últimos anos, a vila foi protegida e utilizada, e o trabalho do museu se tornou sua nova fonte de renda.O repórter aprendeu que, como a vila tem um grande número de oportunidades de emprego, muitos jovens da vila optam por trabalhar na vila.
Proteger requer Sifang
Em 3 de junho, na "Campanha de Tour de Projeto de Resgate de Patrimônio Cultural Folclórico Chinês", realizado na vila de Hougou, Feng Jicai ficou no antigo estágio do drama da vila e disse: "O caminho para proteger o patrimônio cultural é como um longo, nunca escrevendo para sempre, e Nunca escreva.
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As aldeias e a cultura tradicionais que fizeram todos os esforços para fazer seus esforços estão preparados principalmente para as pessoas que vivem nela, não "costumavam nos mostrar", e disse Feng Jicai.A cultura será herdada apenas por seu proprietário primeiro.No entanto, o repórter aprendeu que a proteção das aldeias tradicionais na maioria das regiões em todo o país era "de cima para baixo", ignorando o corpo principal da proteção e desenvolvimento da aldeia dos moradores.Por exemplo, embora os governos locais onde a vila de Hougou estejam localizados nos últimos anos tenham tentado proteger a vila, o repórter viu que muitas casas antigas da vila foram reparadas, mas por causa de muito tempo, ninguém vive.
Especialistas disseram em uma entrevista que a proteção das aldeias tradicionais não é um "retrô" que viola o desenvolvimento social, mas deve levar em consideração o patrimônio cultural tradicional e o desenvolvimento da economia da aldeia.Portanto, é necessário melhorar as condições de vida dos moradores e permitir que eles desfrutem da conveniência da tecnologia moderna.Obviamente, ao introduzir instalações de vida avançada, também é necessário garantir que a base estrutural original da vila não seja danificada.
Fundos insuficientes sempre foram as restrições da proteção das aldeias tradicionais.Desde 2014, as finanças centrais investem mais de 100 bilhões de yuans em três anos e concentraram -se na proteção das aldeias tradicionais, que sem dúvida injetaram forte apoio a este trabalho.No entanto, Feng Jicai acredita que a fonte de fundos não pode confiar apenas no país, mas consiste em quatro aspectos: o primeiro é a apropriação nacional; Quarto é a própria consciência do povo."É necessário ter esses quatro aspectos dos esforços, para que as aldeias tradicionais sejam mais promissoras".
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(Repórter Li Yun, correspondente Yang Shan)
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