Em 16 de janeiro, a Haikou Citizens lidou com os negócios de Seguro Social e Pensões no Bureau da Seguridade Social.Shi Yan/CFP
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Nas duas sessões deste ano, representantes de Heilongjiang e Shanghai prestaram atenção ao tópico da lacuna de pensão.No entanto, eles têm diferentes pontos de partida.
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Para os membros representativos de Heilongjiang, eles estão preocupados que a pensão na província seja "incapaz de abrir o pote".
O "Relatório sobre o projeto de orçamento do Fundo de Seguro Social de 2015 2015 Fundo de Seguro Social 2015 Fundo de Seguro Social" apresentado pelo Departamento de Finanças da Provincial de Heilongjiang para a província de Heilongjiang mostra que, em 2015, a receita total do orçamento do Fundo de Seguridade Social de Heilongjiang A província era de 152,61 bilhões de yuans, o gasto total do orçamento foi de 168,37 bilhões de yuan, e a diferença de receita e despesa foi de 15,76 bilhões de yuan.Entre eles, apenas a pensão básica dos funcionários da empresa, a receita orçamentária em 2015 foi de 119,63 bilhões de yuan, as despesas orçamentárias foram de 139,89 bilhões de yuan, e a diferença de receita e despesa atingiu 20,26 bilhões de yuan.
O "Relatório" também apontou que o envelhecimento da população e a saída da população trabalhista pressionaram muita pressão sobre o seguro de pensão em Heilongjiang.De acordo com a contabilidade preliminar, o PIB de Heilongjiang em 2014 aumentou 5,6%.Esse número é muito menor que a taxa de crescimento nacional.O ambiente econômico não é bom, resultando em fraca renda premium e mesmo em tempo integral para pagar prêmios a tempo.Para resolver a expansão das lacunas de receita e despesa do Fundo de Seguridade Social, a expansão, a inspeção e o pagamento também são difíceis de trabalhar devido a problemas econômicos regionais.Quando os governos provinciais e municipais e municipais foram transformados, quando a lacuna de receita e despesa entre o Fundo de Seguridade Social do Fundo de Seguridade Social era 4: 6, era difícil cumprir o subsídio financeiro devido a recursos financeiros locais.
Os membros representativos de Xangai estão preocupados com o fato de haver riscos nas operações de pensão após 5 anos ou até 10 anos.
Dou Yuming, um representante do Congresso Popular de Xangai e presidente da China -Europe Fund Management Co., Ltd., criou um conjunto de dados: "Agora, as despesas de pensão de Shanghai são 250 bilhões de yuans. Nos próximos 5 anos, I I Espere que esse número suba para 350 bilhões de yuan.
Embora todos estejam preocupados, a situação real é muito diferente.Comparado com a atual lacuna de receita e despesa na pensão Heilongjiang superior a 20 bilhões de yuan, quando o vice -prefeito de Xangai interagiu com os cidadãos em agosto do ano passado, a pensão atual em Xangai tem um equilíbrio de pensão e não há lacuna de pensão.
Até certo ponto, Heilongjiang e Xangai representam a situação geral da operação atual de pensão de várias províncias no país -a operação de pensões em várias províncias é muito diferente, e algumas províncias têm lacunas em receita e despesa, e elas continuam a expandir Até dezenas de bilhões de yuan.
O "Relatório de Desenvolvimento de Pensões da China", emitido pelo Centro Mundial de Pesquisa da Seguridade Social da Academia Chinesa de Ciências Sociais, mostra que, se os subsídios fiscais forem eliminados, a partir de 2012, existem lacunas atuais nas pensões em 19 províncias em meu país.As lacunas em Liaoning e Heilongjiang excederam 20 bilhões de yuan;Entre eles, Guangdong é o mais alto, com a receita atual e as despesas de 65,209 bilhões de yuan, e Jiangsu, Zhejiang e Pequim também excederam 30 bilhões de yuan.
Por que o ritmo de coordenar as pensões no país é lentamente
Diante dessa situação, muitas pessoas terão perguntas: como algumas províncias têm lacunas nas pensões e algumas províncias têm um equilíbrio de pensões.
De fato, o planejamento geral nacional das pensões sempre foi a direção dos esforços do governo central nos últimos anos.Já em 2010, a "Lei de Seguros Sociais" estipulou que os fundos básicos de seguro de doação implementaram gradualmente planos gerais nacionais e outros fundos de seguro social implementaram gradualmente a coordenação provincial.Posteriormente, o plano nacional de "Décimo Segundo Cinco anos" e o plano "Décimo Segundo Plano de Cinco anos" para a Seguridade Social também propuseram que a pensão básica deveria ser coordenada em todo o país.
A "Decisão do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre várias questões importantes sobre a reforma de reformas abrangentes de aprofundamento" divulgadas após a terceira sessão plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China, mais uma vez propôs que o seguro de pensão básico O sistema que adere à combinação de coordenação social e contas pessoais melhora o sistema de contas pessoais e melhora cada vez mais pagamento. e aderir ao princípio do equilíbrio atuarial.
O comunicado emitido pelo Ministério de Recursos Humanos e Seguro Social mostra que, em 2012, 31 Províncias e o Corpo de Construção e Produção e Construção da Xinjiang em 2012 estabeleceram o sistema geral de planejamento geral de nível provincial para seguro de doação.Nesta base, muitas pessoas pensam que a coordenação nacional de pensões é uma coisa bem -sucedida, mas, infelizmente, devido a várias resistências, o ritmo da pensão em todo o país tem sido muito lento.
De onde vem a resistência?O professor Sun Jie, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e o vice -reitor da Faculdade de Seguros da Universidade de Economia Exterior e Comércio, acredita que a maior resistência é solidificar os interesses de vários lugares em pensões.
Sun Jie explicou que o nível atual de pensões no meu país é baixo e o nível de desenvolvimento econômico e social em vários lugares é grande.O governo em regiões desenvolvidas como a costa leste é relativamente boa em finanças, a receita da empresa tem forte receita e o número de jovens funcionários que pagam pensões é grande; e pagar pensões com pensões são pagas.Essa situação causou uma enorme diferença na operação de pensões entre as regiões.
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"O seguro de pensão deve ter a função da distribuição de renda, ou seja, para ajudar os pobres através do ajuste nacional e do pagamento da transferência". Os interesses locais se tornaram um plano geral em todo o país.Eles sentem que seus cuidados futuros para os idosos também são ruins.
Zhang Yongli, professor associado da Escola de Gestão Política e Pública da Universidade de Ciência e Direito Política da China, afirmou sem rodeios que algumas razões tão chamadas em algumas regiões desenvolvidas não suportam.Ele ressaltou que muitas das pensões em muitas regiões desenvolvidas contribuídas por trabalhadores migrantes que fluem de áreas subdesenvolvidas.De acordo com os regulamentos atuais, uma pessoa deve pagar pela pensão por mais de 15 anos em um só lugar, e a pensão pode ser recebida após a aposentadoria.Mas, na realidade, poucos trabalhadores migrantes podem trabalhar em um só lugar por mais de 15 anos.Quando eles retornaram à sua associação original, alguns não transferiram a pensão paga antes e outros até a transferiram.
"Cada lugar insiste em seus interesses adquiridos, e a última coisa que eles sofrem são as pessoas comuns. O mais óbvio é a dificuldade da transferência de pensões entre diferentes regiões". Fragmentação atual.
O professor Chu Fuling, membro do Comitê de Consultoria Especialista do Ministério de Recursos Humanos e Seguro Social e diretor do Centro de Pesquisa da Seguridade Social da China da Universidade Central de Finanças e Economia, também disse a repórteres que a coordenação nacional de pensões é de fato a direção da reforma.Porque em comparação com uma província, a capacidade do país de resistir aos riscos deve ser mais forte.A implementação de pensões em todo o país é propícia à ajuda mútua e ao risco de seguro de pensão em todo o país, e também é propício para garantir que a pensão que deve ser coletada possa ser coletada.
Especialistas: as pensões são urgentemente necessárias para determinar a composição do país nacional em todo o país
Como a coordenação nacional de pensões deve ser avançada?
Sun Jie acredita que, sobre esse assunto, o governo central deve decidir o mais rápido possível para quebrar o padrão de interesse atual."Se os interesses locais continuarem a solidificar, a lacuna entre as pensões de várias províncias se tornará cada vez maior, o que acabará por ser difícil de recuperar e formar um círculo vicioso".
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Zhang Yongli também disse que a maior motivação para alcançar a coordenação nacional de pensões vem da determinação do governo central.
No entanto, na visão de Chu Fuling, as pensões não podem ser sobrecarregadas em todo o país.Ele acredita que a coordenação nacional de pensões é apenas um meio e não o objetivo."Atualmente, o maior problema é que a compreensão de cada lugar das pensões em todo o país não é uniforme e trará um grande problema com a coordenação".
Chu Fuling disse que muitas pessoas acreditam que a coordenação nacional de pensões é uma questão do governo central.Ele explicou que a coordenação nacional de pensões deve ser uma renúncia dos direitos centrais e locais da pensão. em uma corda. "
Atualmente, os especialistas sugeriram que o método de "troca de taxas de taxa" deve ser adotado para alterar os benefícios do seguro de doação para os ligados sociais e promover a pensão coordenada em todo o país dessa maneira técnica.
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Nesse sentido, a Sun Jie acredita que a alteração do depósito de seguro de doação paga por todos aos vínculos sociais, por um lado, é propício para fortalecer o pagamento e garantir -o;"No entanto, também não há esse plano. Como o seguro de pensão atual é um modelo de planejamento geral social e contas pessoais. Não há problema técnico com contas de ligações sociais para contas sociais em ligação, mas os fundos acumulados em contas pessoais são de propriedade de Indivíduos.
Sun Jie disse que o planejamento geral nacional de pensões só ajuda a remoção de pensões entre diferentes províncias, e o balanço atual da operação de pensão é apenas uma estratégia para curar o padrão.No entanto, em termos de tendência geral nacional ou da futura situação de desenvolvimento da população em meu país, a lacuna de pensão do meu país ocorrerá inevitavelmente, mas é uma questão de tempo mais cedo ou mais tarde.Portanto, devemos planejar cedo, aprender com as lições e lições de muitos países desenvolvidos e implementar o padrão de atrasar a aposentadoria o mais rápido possível.
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