Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Livros
Início do conteúdo da página

Livros

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 20h35 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 19h40 | Acessos: 2552

Alternativas de políticas públicas para a banda larga

Autor

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Local de Publicação

Brasília

Editor

Edições Câmara

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Apresenta uma síntese das principais questões relacionadas à a universalização do acesso à informação através da banda larga. Reúne também uma série de sugestões acerca dos pontos mais relevantes na definição de políticas públicas para o setor.

Palavras-chave:

Internet; Inclusão digital; Tecnologia da informação; Rede de telecomunicação; Sociedade da informação; Políticas públicas; Brasil.

URI

bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2784

 

Capacitação tecnológica da população

Autor

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Relator: Ariosto Holanda ; organizadores : Ângelo Azevedo Queiroz ... [et al.].

Local de Publicação

Brasília

Data de publicação

2007

Editor

Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Apresenta um breve histórico do ensino profissional brasileiro. Mostra a experiência internacional de capacitação tecnológica. Traz informações sobre as políticas públicas de trabalho e emprego, a contribuição da extensão universitária, as instituições federais de educação tecnológica e as ações sociais do setor privado. Traz também a íntegra do Seminário Desenvolvimento com Inclusão Social - Capacitação Tecnológica da População.

Palavras-chave:
Tecnologia; Ensino; Brasil; Ensino profissional; Brasil;  Qualificação profissional; Inclusão digital; Política social

URI

bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3325

 

Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital

Assunto

EducaçãoLeituraTecnologias

Autor

Kátia Cristina do Amaral Tavares; Sílvia B. A. Becher Costa; Claudio de Paiva Franco (organizador)

Local de Publicação

Rio de Janeiro

Data de publicação

2011

Editor

Faculdade de Letras da UFRJ

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Este livro é composto de onze capítulos e organizado em duas partes. Na primeira, intitulada ―Leitura: conceitos e implicações pedagógicas‖, agrupamos cinco textos direcionados a aspectos teórico-metodológicos que propiciam, sobretudo, discussões sobre as abordagens de leitura e de ensino de leitura. Na segunda, ―Ensino-aprendizagem de leitura com a mediação das novas tecnologias‖, encontramos seis capítulos de Ensino de Leitura: Fundamentos, Práticas e Reflexões para professores da Era Digital.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.claudiofranco.com.br%2Ftextos%2Febook_leitura.pdf&ei=K6-aVLv0KceKsQSx7oGQBQ&usg=AFQjCNEAu1f4xIW47EWDK_da7wc8LykcsA&bvm=bv.82001339,d.cWc&cad=rja

Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online

Assunto

Expressão gráfica digital

Autor

Marcos, Adérito; Coelho, José

Local de Publicação

Portugal

Data de publicação

2012

Editor

GESTO Cooperativa Cultural

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a conceber e aplicar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que explorem a mediação tecnológica até aos limites do que as TICs podem efetivamente oferecer. Desta forma novos modelos pedagógicos virtuais têm vindo a ser desenvolvidos e aplicados pelas instituições de EaD na sua oferta de formação superior graduada e pós-graduada. Neste ensaio os autores propõe-se descrever o Modelo Pedagógico Virtual concebido e adotado pela Universidade Aberta e aplicado na lecionação de toda a sua oferta pedagógica, dando-se aqui especial ênfase ao ensino e treino de competências de expressão gráfica digital no contexto do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual ministrado em regime EaD online. Os autores descrevem um conjunto de estratégias pedagógicas concebidas e exploradas neste contexto em duas disciplinas deste mestrado visando promover a interação online do tipo professor-estudante mas sobretudo entre estudantes que integram uma turma virtual, fator essencial para que a ensino-aprendizagem colaborativa aconteça.

URI

repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2105

 

Inclusão digital e cidadania: as possibilidades e as ilusões da "solução" tecnológica

Assunto

Inclusão digitalCidadaniaAcesso públicoRede

Autor

BECKER, Maria Lúcia

Citação

200p. ISBN 978-85-7798-043-7

Local de Publicação

Ponta Grossa

Data de publicação

2009

Editor

UEPG

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

A relação entre internet e exercício da cidadania é apresentada neste livro com base numa pesquisa realizada em postos de acesso público e gratuito das cidades de Curitiba e São Paulo. Para a avaliação das possibilidades e do alcance desta relação.

Palavras-chave:

Inclusão digital; Tecnologias da informação e comunicação;Cidadania;Postos de acesso público.

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=aK3g5_u3r1AC&oi=fnd&pg=PA11&dq=Inclus%C3%A3o+digital+e+cidadania:+as+possibilidades+e+as+ilus%C3%B5es+da+%22solu%C3%A7%C3%A3o%22+tecnol%C3%B3gica&ots=rag3rZa9ME&sig=MguFuzctbLh6UsThalX6F2luysU#v=onepage&q=Inclus%C3%A3o%20digital%20e%20cidadania%3A%20as%20possibilidades%20e%20as%20ilus%C3%B5es%20da%20%22solu%C3%A7%C3%A3o%22%20tecnol%C3%B3gica&f=false

O Livro de Receitas do telecentro comunitário para a África: receitas para a auto-sustentabilidade: receitas para a auto - sustentabilidade: Como Estabelecer um Telecentro Comunitário Multifuncional na África

Autor

JENSEN, Mike; Esterhuysen, Anriette

Data de publicação

2001

Editor

UNESCO

Idioma de publicação

Português, Inglês

País de publicação

França

Resumo do documento

O manual serve especialmente a comunidades que estejam interessadas em começar um Telecentro. Ele também contém informações que podem ser úteis para pessoas que já operam um Telecentro. Apesar de existirem muitos tipos de Telecentro, as receitas de sucesso são comuns a todos eles. Se você precisa de informações sobre levantamento de fundos, dirija-se a Angariando Fundos. Se você precisa desenvolver um plano empresarial, vá para a seção Desenvolvendo o Plano Gerencial. Se você está interessado em ampliar seus serviços, a seção de Serviços do Telecentro pode lhe dar algumas dicas úteis. 

Palavras-chave:

 

Telecentros Comunitários; África; UNESCO; inclusão digital.

Título Alternativo

The Telecentre Cookbook for Africa: Recipes for self-sustainability

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:MfuxVJQ3FWsJ:unesdoc.unesco.org/images/0012/001230/123004por.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a#8

 

Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME

Detalhes do item

Autor

D`ABREU, J. V. V.; GARCIA, M.F.; CAMARGO, V.R.T.; SILVA, O.M.; MARTINS, M.C. (Organizadores)

Local de Publicação

Campinas, SP

Data de publicação

2010

Editor

UNICAMP/NIED

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

O livro é constituído por duas partes. Na primeira, logo no início do livro, João Vilhete Viegas d’Abreu apresenta no capítulo “Concepção, implantação e desenvolvimento do projeto tecnologias e mídias interativas na escola (TIME)” as bases que orientaram o desenvolvimento do projeto, sua coordenação e a integração entre pesquisadores da Unicamp e professores e alunos das escolas públicas de ensino fundamental. Múltiplos olhares e formações deram origem aos textos da primeira parte do livro e que comprovam o alcance de um dos objetivos do projeto TIME: a construção e produção de conteúdos, em colaboração com professores e alunos das escolas. A segunda parte do livro, denominada “Universos: Digit@L e Escol@ R: Reflexões Multidisciplinares”, é dedicada à apresentação dos relatos das experiências vivenciadas no projeto.

Palavras-chave:

 

Educação; Processamento de dados; Formação de professores; Ensino fundamental; Projeto TIME

 

Título Alternativo

http://perseus.nied.unicamp.br/livro/time.pdf

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fperseus.nied.unicamp.br%2Flivro%2Ftime.pdf&ei=G7Z9VN_vAe7ksASg_4GwAQ&usg=AFQjCNFW_ofOdzQWhGS3T70oYPlDsvqaOw&bvm=bv.80642063,d.cWc&cad=rja

 

Um Computador por Aluno: a experiência brasileira

Detalhes do item

Autor

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Local de Publicação

Brasília

Data de publicação

2008

Editor

Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Traz as experiências nacionais e internacionais da implementação de tecnologias na educação: as tecnologias digitais na escola; uso de laptops para alunos; infraestrutura tecnológica e física; capacitação profissional; fontes de financiamento para a implantação do programa de inclusão digital.

Palavras-chave:

Inclusão digital; Educação, aplicação de computador;  Ensino público; Tecnologia educacional; Meios auxiliares de ensino;  Internet

http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3464#

 

Tecnologias da informação e sociedade : o panorama brasileiro

Detalhes do item

Autor

NAZARENO, Cláudio. [et al.].

Local de Publicação

Brasília

Data de publicação

2006

Editor

Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Reunido, organizado e atualizado, esse material oferece agora ao leitor uma visão ampla dos diversos temas relacionados à Sociedade da Informação e, em especial, à infoinclusão.

Palavras-chave:Inclusão digital, aspectos sociais; ecnologia da informação, aspectos sociais; Brasil; Inclusão social,

URI

bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2392#

Tecnologia pra quê? os dispositivos tecnológicos de comunicação e seu impacto no cotidiano.

Detalhes do item

Assunto

TecnologiaGames

Autor

STEFFEN, César.

Local de Publicação

Porto Alegre

Data de publicação

2011

Editor

Armazém Digital

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Esta publicação é fruto de um debate sobre o papel e as funções que as tecnologias assumem frente aos fazeres diários nas mais diversas áreas, e que novidades e novos cenários podem ser desenhados a partir destas novidades. Objetiva, de forma ampla, observar e debater as incidências e os impactos que as novas tecnologias de informação e comunicação adqui-rem ao integrar o cotidiano da sociedade, tendo em vista e foco o campo da comunicação social, e analisar os movimentos de convergência que tem ocorrido nas mídias através da utiliza-ção de novos dispositivos eletrônicos e a repercussão e desdo-bramentos desses processos na sociedade informacional.

http://www.academia.edu/6018768/Artigo_Games_studies_mapeando_as_pesquisas_na_a_rea_de_games_no_Brasil_no_ebook_Tecnologia_pra_qu%C3%AA_Os_dispositivos_tecnol%C3%B3gicos_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_e_SEU_IMPACTO_no_cotidiano._Neste_ebook_encontra-se_artigos_de_v%C3%A1rios_pesquisadores_brasileiros

 

Seminário Internacional TV Digital: Futuro e Cidadania

Detalhes do item

Autor

organizadoras Elizabeth Veloso Bocchino, Walkyria Menezes Leitão Tavares.

Local de Publicação

Brasília

Data de publicação

2007

Editor

Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Apresenta debate técnico e político a respeito de uma nova tecnologia de comunicação que começa a ser adotada no Brasil - a TV digital.

Palavras-chave:

Televisão digital; Inovação tecnológica; Inclusão digital;  Transmissão digital.

URI

bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3746#

Inclusão digital: vivências brasileiras

Detalhes do item

Autor

FALAVIGNA, Maurício

Data de publicação

2011

Editor

ISPO

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

A obra tem como principal objetivo rememorar a história da inclusão digital no Brasil por meio de três iniciativas marcantes que englobam momentos que englobam esforços conjuntos que reuniram a sociedade civil organizada, governos locais, empresas privadas, estatais e diversas iniciativas do Governo Federal.

Palavras-chave: Inclusão digital; cidadania, cultura digital.

https://www.scribd.com/fullscreen/73749199?access_key=key-ji80d8f36we2ktxc3i8&allow_share=true&escape=false&view_mode=scroll

Inclusão digital : polêmica contemporânea

 

Autor

BONILLA, Maria Helena Silveira

Local de Publicação

Salvador

Data de publicação

2011

Editor

EDUFBA

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Esse livro aborda assuntos como as diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital,questões relacionadas ao software livre e a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional.

Palavras-chave:

Inclusão digital; Internet na educação; Tecnologia da informação; Inclusão social; Políticas públicas.

Verificar anexo em pasta

 

URI

books.scielo.org/id/qfgmr

 

 

Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMN e o Proinfo em Natal/RN

Autor

CRUZ, Aracely Xavier da; SILVA, Maria Aparecida Ramos da

Local de Publicação

Rio Grande

Data de publicação

2013

Editor

Pluscom Editora

Idioma de publicação

Português

País de publicação

Brasil

Resumo do documento

Este livro reune duas pesquisas defendidas como dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As primeira pesquisa da Prof. Aracely Xavier da Cruz tem como foco a questão da inclusão digital associada ao desempenho escolar dos alunos das escolas públicas de ensino médio da RMN. A segunda pesquisa elaborada pela jornalista e pesquisadora Aparecida Ramos analisa especificamente uma política pública de inclusão digital, O Programa Nacional de Tecnologia da Educacional no município de Natal no Estado do Rio Grande do Norte.  

https://books.google.com.br/books?id=rXqeAwAAQBAJ&pg=PA10&dq=%22inclus%C3%A3o+digital%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjc57Gt0rLPAhWCi5AKHb5cCQMQ6AEIITAB#v=onepage&q=%22inclus%C3%A3o%20digital%22&f=false

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página