Livros
Alternativas de políticas públicas para a banda larga
Autor
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Local de Publicação
Brasília
Editor
Edições Câmara
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Apresenta uma síntese das principais questões relacionadas à a universalização do acesso à informação através da banda larga. Reúne também uma série de sugestões acerca dos pontos mais relevantes na definição de políticas públicas para o setor.
Palavras-chave:
Internet; Inclusão digital; Tecnologia da informação; Rede de telecomunicação; Sociedade da informação; Políticas públicas; Brasil.
URI
bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2784
Capacitação tecnológica da população
Autor
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Relator: Ariosto Holanda ; organizadores : Ângelo Azevedo Queiroz ... [et al.].
Local de Publicação
Brasília
Data de publicação
Editor
Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Apresenta um breve histórico do ensino profissional brasileiro. Mostra a experiência internacional de capacitação tecnológica. Traz informações sobre as políticas públicas de trabalho e emprego, a contribuição da extensão universitária, as instituições federais de educação tecnológica e as ações sociais do setor privado. Traz também a íntegra do Seminário Desenvolvimento com Inclusão Social - Capacitação Tecnológica da População.
Palavras-chave:
Tecnologia; Ensino; Brasil; Ensino profissional; Brasil; Qualificação profissional; Inclusão digital; Política social
URI
bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3325
Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital
Assunto
Educação, Leitura, Tecnologias
Autor
Kátia Cristina do Amaral Tavares; Sílvia B. A. Becher Costa; Claudio de Paiva Franco (organizador)
Local de Publicação
Rio de Janeiro
Data de publicação
Editor
Faculdade de Letras da UFRJ
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Este livro é composto de onze capítulos e organizado em duas partes. Na primeira, intitulada ―Leitura: conceitos e implicações pedagógicas‖, agrupamos cinco textos direcionados a aspectos teórico-metodológicos que propiciam, sobretudo, discussões sobre as abordagens de leitura e de ensino de leitura. Na segunda, ―Ensino-aprendizagem de leitura com a mediação das novas tecnologias‖, encontramos seis capítulos de Ensino de Leitura: Fundamentos, Práticas e Reflexões para professores da Era Digital.
Estratégias pedogógicas para o ensino-aprendizagem da expressão gráfica digital no ensino a distância online
Assunto
Autor
Marcos, Adérito; Coelho, José
Local de Publicação
Portugal
Data de publicação
Editor
GESTO Cooperativa Cultural
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
O ensino a distância (EaD) online tem vindo a atrair grande atenção e a afetar grande importância em todo o mundo como regime alternativo viável de ensino-aprendizagem no contexto de um número crescente de áreas de saber. Tal advém muito em consequência direta do acelerado desenvolvimento que se verifica das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Este desenvolvimento tem impelido os agentes do EaD a conceber e aplicar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que explorem a mediação tecnológica até aos limites do que as TICs podem efetivamente oferecer. Desta forma novos modelos pedagógicos virtuais têm vindo a ser desenvolvidos e aplicados pelas instituições de EaD na sua oferta de formação superior graduada e pós-graduada. Neste ensaio os autores propõe-se descrever o Modelo Pedagógico Virtual concebido e adotado pela Universidade Aberta e aplicado na lecionação de toda a sua oferta pedagógica, dando-se aqui especial ênfase ao ensino e treino de competências de expressão gráfica digital no contexto do Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual ministrado em regime EaD online. Os autores descrevem um conjunto de estratégias pedagógicas concebidas e exploradas neste contexto em duas disciplinas deste mestrado visando promover a interação online do tipo professor-estudante mas sobretudo entre estudantes que integram uma turma virtual, fator essencial para que a ensino-aprendizagem colaborativa aconteça.
URI
repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2105
Inclusão digital e cidadania: as possibilidades e as ilusões da "solução" tecnológica
Assunto
Inclusão digital, Cidadania, Acesso público, Rede
Autor
BECKER, Maria Lúcia
Citação
200p. ISBN 978-85-7798-043-7
Local de Publicação
Ponta Grossa
Data de publicação
Editor
UEPG
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
A relação entre internet e exercício da cidadania é apresentada neste livro com base numa pesquisa realizada em postos de acesso público e gratuito das cidades de Curitiba e São Paulo. Para a avaliação das possibilidades e do alcance desta relação.
Palavras-chave:
Inclusão digital; Tecnologias da informação e comunicação;Cidadania;Postos de acesso público.
O Livro de Receitas do telecentro comunitário para a África: receitas para a auto-sustentabilidade: receitas para a auto - sustentabilidade: Como Estabelecer um Telecentro Comunitário Multifuncional na África
Autor
JENSEN, Mike; Esterhuysen, Anriette
Data de publicação
Editor
UNESCO
Idioma de publicação
Português, Inglês
País de publicação
França
Resumo do documento
O manual serve especialmente a comunidades que estejam interessadas em começar um Telecentro. Ele também contém informações que podem ser úteis para pessoas que já operam um Telecentro. Apesar de existirem muitos tipos de Telecentro, as receitas de sucesso são comuns a todos eles. Se você precisa de informações sobre levantamento de fundos, dirija-se a Angariando Fundos. Se você precisa desenvolver um plano empresarial, vá para a seção Desenvolvendo o Plano Gerencial. Se você está interessado em ampliar seus serviços, a seção de Serviços do Telecentro pode lhe dar algumas dicas úteis.
Palavras-chave:
Telecentros Comunitários; África; UNESCO; inclusão digital.
Título Alternativo
The Telecentre Cookbook for Africa: Recipes for self-sustainability
Tecnologias e mídias interativas na escola: Projeto TIME
Detalhes do item
Autor
D`ABREU, J. V. V.; GARCIA, M.F.; CAMARGO, V.R.T.; SILVA, O.M.; MARTINS, M.C. (Organizadores)
Local de Publicação
Campinas, SP
Data de publicação
Editor
UNICAMP/NIED
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
O livro é constituído por duas partes. Na primeira, logo no início do livro, João Vilhete Viegas d’Abreu apresenta no capítulo “Concepção, implantação e desenvolvimento do projeto tecnologias e mídias interativas na escola (TIME)” as bases que orientaram o desenvolvimento do projeto, sua coordenação e a integração entre pesquisadores da Unicamp e professores e alunos das escolas públicas de ensino fundamental. Múltiplos olhares e formações deram origem aos textos da primeira parte do livro e que comprovam o alcance de um dos objetivos do projeto TIME: a construção e produção de conteúdos, em colaboração com professores e alunos das escolas. A segunda parte do livro, denominada “Universos: Digit@L e Escol@ R: Reflexões Multidisciplinares”, é dedicada à apresentação dos relatos das experiências vivenciadas no projeto.
Palavras-chave:
Educação; Processamento de dados; Formação de professores; Ensino fundamental; Projeto TIME
Título Alternativo
http://perseus.nied.unicamp.br/livro/time.pdf
Um Computador por Aluno: a experiência brasileira
Detalhes do item
Autor
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Local de Publicação
Brasília
Data de publicação
Editor
Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Traz as experiências nacionais e internacionais da implementação de tecnologias na educação: as tecnologias digitais na escola; uso de laptops para alunos; infraestrutura tecnológica e física; capacitação profissional; fontes de financiamento para a implantação do programa de inclusão digital.
Palavras-chave:
Inclusão digital; Educação, aplicação de computador; Ensino público; Tecnologia educacional; Meios auxiliares de ensino; Internet
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3464#
Tecnologias da informação e sociedade : o panorama brasileiro
Detalhes do item
Autor
NAZARENO, Cláudio. [et al.].
Local de Publicação
Brasília
Data de publicação
Editor
Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Reunido, organizado e atualizado, esse material oferece agora ao leitor uma visão ampla dos diversos temas relacionados à Sociedade da Informação e, em especial, à infoinclusão.
Palavras-chave:Inclusão digital, aspectos sociais; ecnologia da informação, aspectos sociais; Brasil; Inclusão social,
URI
bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/2392#
Tecnologia pra quê? os dispositivos tecnológicos de comunicação e seu impacto no cotidiano.
Detalhes do item
Assunto
Autor
STEFFEN, César.
Local de Publicação
Porto Alegre
Data de publicação
Editor
Armazém Digital
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Esta publicação é fruto de um debate sobre o papel e as funções que as tecnologias assumem frente aos fazeres diários nas mais diversas áreas, e que novidades e novos cenários podem ser desenhados a partir destas novidades. Objetiva, de forma ampla, observar e debater as incidências e os impactos que as novas tecnologias de informação e comunicação adqui-rem ao integrar o cotidiano da sociedade, tendo em vista e foco o campo da comunicação social, e analisar os movimentos de convergência que tem ocorrido nas mídias através da utiliza-ção de novos dispositivos eletrônicos e a repercussão e desdo-bramentos desses processos na sociedade informacional.
Seminário Internacional TV Digital: Futuro e Cidadania
Detalhes do item
Autor
organizadoras Elizabeth Veloso Bocchino, Walkyria Menezes Leitão Tavares.
Local de Publicação
Brasília
Data de publicação
Editor
Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Apresenta debate técnico e político a respeito de uma nova tecnologia de comunicação que começa a ser adotada no Brasil - a TV digital.
Palavras-chave:
Televisão digital; Inovação tecnológica; Inclusão digital; Transmissão digital.
URI
bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3746#
Inclusão digital: vivências brasileiras
Detalhes do item
Autor
FALAVIGNA, Maurício
Data de publicação
Editor
ISPO
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
A obra tem como principal objetivo rememorar a história da inclusão digital no Brasil por meio de três iniciativas marcantes que englobam momentos que englobam esforços conjuntos que reuniram a sociedade civil organizada, governos locais, empresas privadas, estatais e diversas iniciativas do Governo Federal.
Palavras-chave: Inclusão digital; cidadania, cultura digital.
Inclusão digital : polêmica contemporânea
Autor
BONILLA, Maria Helena Silveira
Local de Publicação
Salvador
Data de publicação
Editor
EDUFBA
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Esse livro aborda assuntos como as diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital,questões relacionadas ao software livre e a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional.
Palavras-chave:
Inclusão digital; Internet na educação; Tecnologia da informação; Inclusão social; Políticas públicas.
Verificar anexo em pasta
URI
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMN e o Proinfo em Natal/RN
Autor
CRUZ, Aracely Xavier da; SILVA, Maria Aparecida Ramos da
Local de Publicação
Rio Grande
Data de publicação
Editor
Pluscom Editora
Idioma de publicação
Português
País de publicação
Brasil
Resumo do documento
Este livro reune duas pesquisas defendidas como dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As primeira pesquisa da Prof. Aracely Xavier da Cruz tem como foco a questão da inclusão digital associada ao desempenho escolar dos alunos das escolas públicas de ensino médio da RMN. A segunda pesquisa elaborada pela jornalista e pesquisadora Aparecida Ramos analisa especificamente uma política pública de inclusão digital, O Programa Nacional de Tecnologia da Educacional no município de Natal no Estado do Rio Grande do Norte.
Redes Sociais