USP faz parceria com Huawei e monta ‘laboratório vivo’ de cidades digitais
A USP e a Huawei anunciaram nesta terça-feira, 18/10, no Futurecom 2016,uma parceria para estudar novas tecnologias, com destaque para um programa da universidade que analisa cidades digitais – e faz isso com a transformação da cidade universitária do Butantã em um laboratório vivo.
“Começou-se a usar internet das coisas para trabalhar com iluminação na cidade universitária. Depois um projeto mais ambicioso para trabalhar com segurança. Foi onde entrou uma parceria com a Huawei, com recursos da Lei de Informática, onde pudemos adquirir alguns equipamentos e financiar as equipes que estão desenvolvendo arquitetura e a tecnologia a ser usada na detecção de pessoas’, diz o professor da Escola Politécnica da USP, Moacyr Martucci Jr.
Ele explicou que nessa experiência foi criada o que chama de ‘catraca não intrusiva’, ou seja, um sistema de identificação de pessoas por uma rede de câmeras inteligentes. Um protótipo já funciona e os testes de campo começam no início do próximo ano. Além da tecnologia em si, a pesquisa também avalia o impacto dessas inovações sobre as pessoas.em especial, na privacidade. Assistam a entrevista.
Fonte: MCTIC. USP faz parceria com Huawei e monta ‘laboratório vivo’ de cidades digitais. Disponível em http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43817&sid=141#.WAj0AdQrLs1.
Acesso em 20 de Outubro de 2016.
Redes Sociais