Projeto usa o Google Maps para mapear a acessibilidade em São Paulo
28/02/2013 - O projeto “Accessibility View” foi pensado pelo diretor de criação da AgênciaClick Isobar, Eduardo Battiston, para ajudar cadeirantes da cidade de São Paulo a se locomoverem melhor pelas calçadas da metrópole. O projeto venceu o Creative Sandbox, evento do Google que premiou as ideias mais criativas que usavam tecnologia para melhorar a vida das pessoas.
O plano de Eduardo é usar o Google Maps e o Google Street View para mapear a cidade, levando em conta a temática da acessibilidade. Isso seria feito com a ajuda de cadeirantes da AACD, que iriam para as ruas com câmeras panorâmicas para verificar quais são as dificuldades encontradas em cada local.
Eduardo teve a ideia para o projeto ao verificar as dificuldades que seu companheiro de equipe Fabiano D’agostinho, enfrentava para andar com uma cadeira de rodas nas calçadas de São Paulo. Os principais problemas são buracos, pisos com ondulação e rampas muito inclinadas. A intenção é que o cadeirante possa acessar o serviço para traçar sua rota, de um ponto A a um ponto B, pegando o caminho em que houver melhor acessibilidade.
Agora que foi premiado pelo Google, o projeto poderá finalmente sair do papel. Esse ano, Eduardo irá até Palo Alto para se reunir com funcionários do Google Maps, Google Street View, Android e da área de acessibilidade da gigante para discutir as ferramentas que serão usadas. “A ideia é começar por São Paulo, mas isso pode se estender para todas as cidades do Brasil. Quem sabe até do mundo?”, sugere o diretor de criação.
Fonte: GLOBO.COM.
Redes Sociais