Viasat lança banda larga Ka no Brasil.
26/02/2013 - A Viasat Brasil será a primeira empresa nacional a disponibilizar serviços de banda larga via vatélite usando a banda Ka. A empresa goianense contratou exclusivamente o serviço junto à Media Networks, controlada pela Telefônica, e deve lançá-lo no mercado em abril.
A banda Ka opera com faixa de micro-ondas, compreendida entre as frequências de 27 e 40 GHz, semelhante às TVs por assinatura como a SKY. O projeto deve consumir cerca de R$ 80 milhões em investimentos iniciais no primeiro ano, segundo destaca o TI Inside.A solução deve ser agregada a outros serviços da Viasat, que oferece conteúdos digitais para DTH, integrando e distribuindo os sinais para diferentes operadoras. Entre as usuárias no Brasil estão a própria Vivo TV, a Oi TV e a CTBC.
Com isso, empresa ficará responsável pela contratação dos links terrestres, administração dos teleportos e da capacidade do satélite, que será o recém-lançado Amazonas, 3, da Hispasat. Atualmente, o satélite está em fase de testes.A Viasat utilizará três beams em banda Ka, com cobertura sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo.
Cada beam possui capacidade de atender até 150 mil clientes com velocidade de 2 Mbps e alcance de cerca de 500 km.
Atualmente a companhia cobre cerca de 70 milhões de habitantes, mas poderá chegar a 90% da população em 2015, dependendo da configuração do satélite.
A empresa já selecionou 340 agentes autorizados, que também farão a venda e instalação dos equipamentos, fornecidos em comodato. O atendimento telefônico e o controle de assinantes serão feitos pela própria Viasat Brasil, em Goiânia. Serão ofertados pacotes de 2 Mbps a 18 Mbps de downstream e que variam de R$ 99,99 a R$ 399,99, com franquia de uso variável, que vai de 2 GB a 18 GB por mês. A adesão ao serviço custará R$ 300.
Além do serviço de banda Ka, a Viasat Brasil também pretende entrar no mercado de TV por assinatura, lançando seu serviço juntamente com o acesso banda larga. Segundo Johnson Havila, diretor de marketing da Viasat, os serviços serão independentes e utilizarão antenas separadas."A estratégia é oferecer o serviço em cidades de todos os portes, mas com serviços deficientes de banda larga, regiões rurais e mercado empresarial. A empresa já vem realizando pré-cadastro de interessados pelo site", explica.
Para o presidente da empresa, Antonio Castro, o foco é levar o sinal à áreas povoadas, mas que não contam com estruturas de banda larga.
A decisão quer evitar o erro de estratégia das operadoras de banda Ka na Europa e Estados Unidos, que focaram primeiramente em áreas rurais e não prestaram atenção da demanda pelo serviço dentro dos grandes centros.
Fonte: BAGUETE JORNALISMO DIGITAL
Redes Sociais